RSS
 

Triatlo Longo de Lisboa

08 Mai 2015

Completei hoje o meu primeiro half ironman. Já estava inscrito desde Setembro passado e andava a treinar dentro dos possíveis para esta distância. Hoje foi o grande dia e começou bem cedo. Pelas 6h20 já estava no parque de transições a tentar organizar tudo. Vestir, preparar a bicicleta, pôr protector solar, por creme nas articulações e no fato, etc. Estava uma manhã muito boa, excelente temperatura, céu limpo… prometia.

Depois de me despachear encontrei o Tiago e ficámos à conversa. Ainda fomos ao hotel fazer a xixoca antes da prova, o que calhou mesmo bem.

Natação 41m58s

A natação é a parte que é mais complicada para mim e estou sempre muito nervoso. A água estava muito boa e desde logo consegui o meu ritmo lento e constante. Também não queria puxar muito, já que ainda faltava muita prova pela frente. Bebi muita água, levei muita pancada, e saí da água ali nos 42m, que era o que eu previa.

Na subida para o parque de transições estava tanto trânsito que ainda demorei lá parado um bocado.

Na transição estava com medo de ficar tonto, mas estive sempre bem. Comecei a tirar o fato, que foi super fácil pois tinha posto creme das extremidades. Equipei o resto e lá segui. 3min de transição nem é mau para mim, que coloquei meia e luvas da bicicleta, e ainda tomei um gel. Preferi levar mais tempo e ir confortável.

Ciclismo 3h4m

O ciclismo era o que iria influenciar em grande parte o meu tempo. Se tudo corresse bem e andasse nos 30 km/h faria cerca de 3h. Se não conseguisse esse ritmo poderia fazer +3h30m. Comecei muito forte e estava a adorar a minha alta velocidade. Acho que comecei rápido de mais, mas a verdade é que adorei ir ali a passar vários atletas. Fiz as tuas primeiras voltas a +32km/h, mas depois comecei a sentir algumas mazelas. Fiz a terceira volta mais soft e então a terceira meti uma abaixo e fui em modo cicloturismo, já a preparar para a corrida. Também o vento começou a soparar forte e não ajudou. Na última volta andei nos 25km/h, mas mesmo assim consegui acabar o segmento de ciclismo em 3h4m. Foi muito bom, mas influenciado por terem sido só 87km.

Corrida 1h59m

A transição pareceu-me muito rápida mas ainda assim foi 1m30. Foi trocar os ténis, o capacete pelo boné e já não tinha mais geis para tomar. Felizmente no percurso houve muito abastecimento. Comecei a corrida logo logo com ameaças de cambrias nas duas pernas, o que me preocupou imenso, já que ainda vinha uma meia-maratona.

Reduzi o ritmo, comecei a concentrar-me na respiração e meti combustível para dentro, e deu para controlar. Mas tive sempre as caimbras à espreita durante toda a corrida. Também não deve ter ajudado o calor imenso que se fazia sentir.

Fui sempre no meu ritmo e sentia que conseguia fazer toda a prova assim, mas tive de me ir adaptando. A certa altura comecei-me a sentir enjoado. Não sei se foi de ingerir muitos géis ou de respirar o ar quente. A partir daqui só ingeri água e ia respirando só pelo nariz, e melhorou imenso. Toda a prova foi isto, apareciam dores ou problemas e mudava a minha forma de estar ou o ritmo e conseguia progredir. Na última volta senti o tempo mais fresco e ia todo motivado.

Já ninguém me tirava o half-ironman. Ia no meu ritmo e ia a passar vários atletas mais debilitados. Ainda consegui acabar com um sprintzinho. Fiz a corrida em menos de 2h, mas mais uma vez não foram os 21.1k. Acho que os 10 minutos que tirei à minha melhor expectativa têm a ver com estas distâncias mais curtas.

Conclusão

Gostei muito da prova, foi muito dura e devia ter baixado o ritmo na bike. Tenho curiosidade em saber o quão melhoraria o meu tempo na bike se tivesse uma bicicleta xpto como os outros atletas. Eu e o Tiago com as nossas bicicletas fraquinhas da decathlon portámo-nos muito bem.

Vou ver se aproveito o preço especial e me inscrevo já para o ano. A prova é bem organizada e apesar de não ser muito bonita, é burtal andar a abrira na IC2.

 
Etiqueta(s):provasprovas-concluidasrecordar-2015half-ironmantriatlo