RSS
 

2016 em Resumo

01 Jan 2017

Um ano inteiro sem escrever no blog… bem pelo menos vou tentar manter a tradição do resumo do ano. Um post por ano, deve ser fácil de conseguir manter. :)

Margarida

A minha filhota mais nova está um espectáculo. Fala pelos cotovelos, é super divertida. Está agora com ano e meio, e já anda imparável. Também tem um feitio mais forte que o da Nena e quando está chateada é muito senhora do seu nariz.

Começou a andar aos 13 meses (contra os 11 da Nena), mas isso não significa que fosse menos móvel, pelo contrário. Ela apanhou o jeito a gatinhar e desde cedo andava por todo o lado e era um perigo.

Já come super bem e de tudo. Ao contrário da Nena é super amiga de qualquer tipo de fruta. Aqui ter a irmã como exemplo ajuda imenso. Ela tenta imitar tudo o que a Nena faz e nota-se muita evolução neste tipo de coisas. Já faz birra para comer sozinha sem ajuda, o que nesta fase é chato porque ela bagunça tudo.

Dá-se super bem na escolinha e nas actividades extra (natação). Adora explorar e trepar tudo. Ainda não dá boas noites, acordando sempre algumas vezes, mas por outro lado não é tão agarrada à maminha como a Mana. De dia praticamente já não mama.

A brincar também é diferente da mana. Também adora livros e anda sempre atrás de alguém para contar uma tólia. Mas fica super bem sozinha a brincar com as suas coisas sem ser preciso estar alguém com ela. Gosta muito de bonecas e já se nota ela a brincar ao faz de conta (provavelmente por ver a mana?).

Tem uma relação espectacular com a Madalena. Claro que às vezes se chateiam… mas isso é normal. Fora isso há imensa cumplicidade e é lindo vê-las juntas. Houve um dia que a Guida veio do hospital com uma pneumonia, em que passou o dia todo com cara de poucos amigos, e no final do dia ao ver a mana riu-se às gargalhadas. Este tipo de coisas tocam forte. :)

O mais complicado é mesmo impedir que ela participe em coisas que não pode. Levá-la ao bounce ou à kidzania para ver a mana não funciona, porque ela não pára enquanto não estiver a participar. Mas para participar ainda falta ano e meio.

Madalena

Fez agora 4 anos e está uma senhora. Toda a gente gosta dela e é comum ouvir elogios da minha menina. Está cada vez mais autónoma e adora brincar ao faz de conta, normalmente a imitar as educadoras. Também adora rabiscar papeis e fazer pinturas, e prova disso é a nossa sala com paredes todas riscadas (algo que a Margarida também imita…). Já começa a reconher letras e números e gosta de os tentar escrever em papel.

Adora dançar e teatros. É comum ir com ela ao cinema e ela se levantar para abanar o capatece. Anda no ballet e adora aquilo. É giro ver ela a andar na rua normalmente e de repente… trucas, faz lá um truque de ballet. Também anda na natação onde cada vez evolui mais. Já anda bem de bicicleta e gostava que um dia experimentasse patins. É muito aventureira e curiosa, mas às vezes acanha-se para fazer certas coisas.

Anda a comer super bem e em termos de saúde tem estado excelente. Claro que às vezes se constipa e tal, mas agora só costumamos ir ao médico para consultas de rotina (1x/ano).

Adora a mana mais nova e trata super bem dela. Já as conseguimos deixar juntas sem grande supervisão e ficar algo descansados. Quando vem dormir para a nossa cama enrrosca-se toda a mim de tal forma que quase me expulsa da cama. Eu posso queixar-me, mas adoro estes miminhos dela.

Já domina a arte do tablet e entre youtube, netflix e jogos está super confortável. Por outro lado se vamos por exemplo para a terra nem se lembra das coisas virtuais e brinca imenso com outras coisas.

Adora a mana mais nova e trata super bem dela. Já as conseguimos deixar juntas sem grande supervisão e ficar algo descansados. Quando vem dormir para a nossa cama enrrosca-se toda a mim de tal forma que quase me expulsa da cama. Eu posso queixar-me, mas adoro estes miminhos dela.

Já domina a arte do tablet e entre youtube, netflix e jogos está super confortável. Por outro lado se vamos por exemplo para a terra nem se lembra das coisas virtuais e brinca imenso com outras coisas.

Work

Um ano em que mudei um bocado as minhas tarefas. Comecei a gerir toda a equipa de engenharia e dois produtos. Consegui vários objectivos, fiz imenso, e acabei o ano com uma proposta para outra empresa que me convenceu a sair. Isto 5 anos depois de estar na RUPEAL. Mais uma vez vou sair completamente da zona de conforto e mudar a área de negócio, e as tecnologias usadas. Estou cheio de espectativas de evoluir imenso.

Foi complicado dar a noticia aos meus colegas. Partilhar o dia a dia com eles é algo muito querido para mim. Mas amigos amigos, negócios à parte. As ligações sei que vão ficar, e é muito importante estar num ambiente de evolução constante. Eu já não me sentia a evoluir e agora estou super motivado com o que há de vir.

Desporto

Só fiz 3 provas em 2016, o que deve ser record desde que comecei a fazer desporto. Ter as duas filhotas complica. Não posso deixar facilmente a Cláu sozinha com uma bebé e com a Nena. Agora com a Margarida mais crescida e autónoma sinto que vai ser mais fácil.

No total fiz:

  • 1,180.22 km a correr em 118h
    • 922.34 km na rua
    • 28.05 km na pista
    • 162.01 km em trilhos
  • 558.50 km em bicicleta em 30h
    • 392.82 km na bicicleta de estrada
    • 146.30 km em BTT
  • 131.47 km a nadar em 62h
    • 125.90 km em piscina
    • 2.26 km em águas abertas

A ver se este ano faço mais coisas e faço o Half Ironman de Cascais.

 
 
Etiqueta(s):recordar-2016